Semana da Família 2024

Semana da Família -2024

Durante esta Semana da Família, nosso desejo é que as famílias construam ou reconstruam o altar de adoração a Deus em seus lares. O culto familiar dá a cada família a oportunidade de reconstruir diariamente um altar de adoração a Deus. Quando Elias enfrentou os profetas de Baal no Monte Carmelo, por ordem de Deus […]

Durante esta Semana da Família, nosso desejo é que as famílias construam ou reconstruam o altar de adoração a Deus em seus lares. O culto familiar dá a cada família a oportunidade de reconstruir diariamente um altar de adoração a Deus.

Quando Elias enfrentou os profetas de Baal no Monte Carmelo, por ordem de Deus (1 Reis 18), seu propósito era mostrar ao povo quem era o único Deus verdadeiro a quem eles deveriam adorar. O povo havia se esquecido de Deus seguindo costumes pagãos e adotando outros deuses que, além de não lhes trazer nenhum benefício, ofendiam a Deus.

A mensagem de Elias não é sobre apenas obedecer e sim mudar os corações, e o mesmo ocorre com o culto familiar. Não se trata de forçar as crianças e a família a realizarem o culto doméstico; e sim de uma mensagem que dirige o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. É sobre o relacionamento dos membros da família uns com os outros e com Deus.

O culto familiar é uma oportunidade para os membros da família refletirem no amor, perdão e aceitação de Deus. Elias teve que restaurar os altares quebrados e ensinar o povo a adorar novamente, restaurar a memória do ensinamento de Moisés, onde eles foram lembrados do mandamento de amar o único Deus verdadeiro: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deuteronómio 6:5).

A parte milagrosa dessa história é o amor extravagante de Deus pelo Seu povo. Quando o fogo caiu do Céu, consumiu apenas a oferta no altar, não as pessoas presentes. Apesar da pecaminosidade do povo, Deus não os destruiu, mas deu-lhes a oportunidade de se arrependerem e voltarem seus corações para Ele. Essa é a oportunidade que temos todos os dias ao construirmos nosso altar familiar. Quando Deus restaura, sempre há uma mudança de coração.

Quais são os altares de Baal em nossas casas hoje que precisam ser destruídos para que o altar de Deus possa ser reconstruído? Como podemos ensinar nossos filhos e nossa família a adorar a Deus e reconstruir o altar da família assim como Elias reconstruiu em sua época?

Hoje, em nossas casas, existe um profundo desejo de conexão. Muitos relacionamentos familiares foram rompidos e precisam ser restaurados. Precisamos levantar o Elias moderno para reconstruir o altar da família. Precisamos restaurar nosso relacionamento com o único Deus verdadeiro, Jeová, o único que pode trazer verdadeira paz, esperança e cura ao nosso coração e ao nosso lar.

INSTRUÇÕES

Este material foi criado com toda a família em mente. O tema da semana será: Reconstruindo o altar da família. A ideia é imaginar nossa casa como uma oficina de construção, na qual utilizaremos algumas ferramentas para extrair lições espirituais, e desenvolver o saudável hábito de fazer o culto familiar.

O MOMENTO DO CULTO FAMILIAR CONSISTE EM 5 PARTES:

  • TEXTO PARA MEMORIZAR: Ler e memorizar a Palavra de Deus.
  • LOUVOR: Cantar letras que contenham a Palavra de Deus.
  • LEITURA DEVOCIONAL: Fortalecer-se na Palavra de Deus.
  • ORAÇÃO: Orar pelo poder encontrado na Palavra de Deus.
  • ATIVIDADE: Aplicar e viver a Palavra de Deus.

POR QUE ADORAR EM FAMÍLIA?

  • Para ensinar nossos filhos e nossa família a adorar a Deus.
  • Para colocar Deus no centro de nossos lares.
  • Para unir nossas famílias.
  • Para proteger nossas crianças e nossa família.
  • Para estabelecer valores espirituais.

A ADORAÇÃO EM FAMÍLIA É:

  • Interativa;
  • Compartilhada;
  • Breve e atraente.

A ADORAÇÃO EM FAMÍLIA NÃO É:

  • Uma palestra, um sermão ou uma atividade coerciva.
  • Hora de disciplina ou punição.
  • Entretenimento.

ZONA LIVRE DE CULPA

Desenvolver o hábito de ter adoração diária em família leva tempo. Os altares do Antigo Testamento eram feitos de pedra solta, com o tempo tiveram de ser reconstruídos, devido às intempéries ou ao desuso. Isso também é verdade para os altares familiares; se você tentar e não funcionar, faça algo diferente. Reconstruir o altar familiar significa estabelecer o hábito regular de separar tempo para adorar a Deus em família.

Se você não realiza o culto familiar há muito tempo ou não sabe o que fazer, comece aos poucos (este material pode ajudar). O tempo de adoração em família é um tempo precioso com a família, portanto, mantenha-o atualizado, relevante e apropriado para a idade. Se tudo o que você puder fazer no dia for orar, reúna a família e ore! Cada família é única, então você pode construir seu próprio altar familiar aos poucos. Não há culpa, nem vergonha, apenas adoração pura a Jeová, o único Deus verdadeiro.

“Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é reunirem os pais em redor de si aos filhos, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo!” (Ellen G. White, Testemunhos Seletos 3, p. 62).



Desenvolvedor Web - Frontend e banckend - Freelance. Especialista em projetos com Bootstrap e Wordpress, Designer Web, Programador e Profissional de WordPress Avançado. Analista de Sistema e Designer Gráfico, formado em Tecnologia de Sistemas de Internet pela Universidade Adventista de São Paulo - UNASP, Brasil.

0 - Comentário

Deixe o seu comentário!

Notícias Recentes