Direcção Mundial da Igreja Adventista altera Estatutos por causa da COVID-19

Destaque, Notícias, Slider - Publicado Monday, 11 de October de 2021 ás 14:46:21
SEDE da Conferência Geral

Por Zacarias dos Santos

Fonte: Adventist News Network e Adventist Review

A Direcção Mundial da Igreja Adventista, através do seu Comité Executivo (EXCOM), reúne-se em Sessão Especial no dia 18 de Janeiro de 2022, na sua sede, em Mariland, EUA, para aprovar uma emenda aos Estatutos da Organização, que se adapte às circunstâncias da COVID-19.

A alteração vai permitir que doravante os delegados participem à distância, por meios digitais nas futuras Sessões da Conferência Geral, caso surjam circunstâncias imprevistas e inevitáveis.

A próxima Sessão (Assembleia) presencial acontece nos dias 6 e 11 de Junho de 2022 em St. Louis, Missouri, Estados Unidos. Caso as restrições da Pandemia persistirem, o próximo Presidente Mundial pode ser eleito de forma virtual.

A emenda aos estatutos consiste na alteração do Artigo V (quinto), nas secções 1 e 4.

A secção 1 afirma que o adiamento de uma Sessão da Conferência Geral não deve exceder dois anos da data convocada regularmente de acordo com os estatutos. Por causa da COVID-19, o evento de género que deveria acontecer em 2020, em 2022 completa dois anos de adiamento.

A sessão da Conferência Geral é uma Assembleia de renovação de mandatos, onde se tomam grandes deliberações como: a eleição de novos dirigentes, bem como a atualização do Manual da Igreja, dos Estatutos e a Publicação de documentos importantes da Organização ao nível mundial.

A secção 4 do Artigo V prevê que os delegados às Sessões da Conferência Geral Convocadas quer em regime regular quer em regime especial, devem participar de forma pessoal e presencial.

Entretanto, por causa da Pandemia da COVID-19 que restringe as viagens, é difícil cumprir este regulamento na sua íntegra.

O Pastor Jean-François Hensley Moorooven, Secretário Executivo Associado (Adjunto) da Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível do mundo, esclarece o seguinte sobre a Sessão Especial e a razão das alterações:

“1- As emendas aos Regulamentos e Estatutos da Conferência Geral só podem ser feitas pelos delegados numa Sessão regular ou especial da Conferência Geral.

2- Embora já se tenha previsto a realização da sessão presencial da Conferência Geral entre os dias 6 e 11 de Junho de 2022 em St. Louis, Missouri, achou-se prudente trabalhar numa solução alternativa que altere o aspecto presencial para virtual.

3- Os votos emitidos remotamente (à distância) terão a mesma validade dos votos presenciais.

4- O número total de delegados nesta reunião específica da Sessão Especial da Conferência Geral de Janeiro de 2022 é reduzido à 400 pessoas apenas”, explicou o Pastor Moorooven.

 

 

 

 



Escreva seu comentário

Seu email não será publicado!

*
*